domingo, 6 de março de 2016

Boletim Informativo da Igarf / 06 de março/16


DESENVOLVA SEU CARÁTER
Quando o ap Paulo diz que não devemos participar da Ceia do Senhor indignamente, muitas coisas podem estar envolvidas nisso. Uma delas pode ser a ausência de um caráter desenvolvido pelo Senhor. Caráter faz referência às características morais de uma pessoa, sua forma de se comportar em relação à ética; sua índole. Homem de caráter é a expressão que se refere ao homem honrado, que tem firmeza em suas decisões; que pauta suas ações na ética e na moral. Ao nos referirmos ao caráter de um homem ou mulher de Deus, nos referimos ao esforço máximo que esta pessoa pode fazer para se parecer com o nosso modelo, o qual não é outro, se não o próprio Senhor Jesus Cristo.

É desastroso quando participamos da Ceia, fazendo uma série de declarações de amor ao Senhor e ao seu povo, nos comprometendo em servir ao nosso Deus; quando simultaneamente, nosso caráter medíocre faz com que desonremos a Deus e firamos o Corpo de Cristo.

Deus sabe que sozinhos, não somos capazes de desenvolver um alto padrão no que se refere a caráter. Quando começou a humanidade, fez isso por meio de Adão, o primeiro homem a ser criado. E quando lemos sobre esse evento, entendemos que ele já nasceu adulto e pronto para cumprir sua missão de cuidar do jardim, frutificar, se multiplicar, encher a terra e sujeitá-la. Outra coisa que observamos nesse estudo rápido do começo da vida humana, é que logo na primeira possibilidade de queda esse homem não resistiu. Desde então, o Altíssimo nunca mais usou ninguém, sem primeiro desenvolver o seu caráter. E como é que Ele faz isso? Simples!!! Ele permite o famoso “treinamento cristão”. Ainda que a Igreja moderna esteja continuamente fazendo a publicidade de um evangelho bem light e cheio de vitórias fáceis. Ou ainda que fale de uma fé humanista e liberal, a qual não exige sacrifícios, nem a morte do velho homem cheio de pecados não confessados; não é isso que o Mestre ensina. Jesus disse que pra segui-lo, é necessário negar a si mesmo, tomar a sua cruz, e então ir após Ele; e isso dia a dia (Lc 9:23). Isso significa crucificar a velha criatura, deixando-a morrer na cruz (Cl 3:5).

Na verdade, nosso tempo de vida aqui na terra, desde que o pecado entrou em nossa história, passou a ser nosso grande tempo de preparação para uma eternidade gloriosa. Essa preparação começa quando conhecemos Jesus Cristo. A partir daí, o Espírito Santo vai trabalhar em nossa vida para nos guiar a toda a verdade e nos ensinar todas as coisas necessárias para retornarmos ao padrão do qual nos desviamos por causa da contaminação da carne, do mundo e das trevas. O Senhor nos revelará a Palavra e nos trará os conceitos do céu, os quais perdemos pela influência do pecado. Vamos achar tudo muito lindo, mas infelizmente, aplicaremos muito pouco desse conhecimento teórico à nossa vida prática diária. É aí que entra o já citado treinamento.


Desse momento em diante, além das próprias lições do Espírito, passaremos a ter contato com as lutas, provas, tribulações e tentações. As lutas e as provas, na verdade, estão dentro das tribulações e tentações. Sendo assim, procurando compreender um pouco dessa “escola cristã”, vamos analisar apenas os últimos dois termos.

Tribulação

Este termo vem do latim tribulum. Este era um pesado pedaço de madeira, com várias pontas de metal encravadas. Quando o mesmo era passado sobre os cereais, era possível separar a palha do grão. No processo de tratamento e desenvolvimento de nosso caráter, Deus precisa permitir que as tribulações façam seu trabalho em nós. Como já foi dito, o Espírito trás a Palavra, mas nós insistimos em misturá-la com vaidades, empolgações, orgulho, egoísmo, invejas, julgamentos, autocomiseração, medo, incredulidade, egocentrismo, etc. Tudo isso é palha que precisa separar-se do puro cereal que é a Palavra. É por isso que Paulo disse aos romanos que se gloriava nas tribulações, pois sabia que a mesma estava desenvolvendo um grande trabalho em sua vida (Rm 5:3).

Tentação

A primeira coisa que devemos saber sobre tentação é que ela nunca é operada por Deus. Isso pode ser afirmado porque é isso que a Bíblia ensina por meio de Tiago (Tg 1:13). Na verdade, em relação a tentação, Deus cuida para que ela jamais vá além do que possamos suportar; além de Ele próprio providenciar o escape (I Co 10:13). Então por que enfrentamos tentação? Porque Ele a usará pra nos livrar de nossas fraquezas, e também para termos melhor consciência delas, o que resultará num caráter melhor aperfeiçoado. E quem opera a tentação? O Espírito Santo nos ensina por meio do texto bíblico (Mt:4:3) que o tentador é o diabo. E quem é este? Ele era um formoso querubim que costumava liderar a adoração entre os anjos de Deus. Mas encheu-se de orgulho, e foi demitido de seu posto e posição elevados (Is 14:12-19; Ez 28:14-19). Como um adorador desempregado, conseguiu este “bico” com o Senhor, trabalhando como tentador. É por isso que você deve respeitar a tentação, pois é permitida pelo Senhor, e irá lhe mostrar suas áreas de fraqueza. Mas não deve temê-la, pois o tentador não pode ir além do que Deus permite.

E para que você e eu entendamos um pouco melhor sobre isso, vejamos de onde vem este termo “tentar”. Ele é na verdade um processo. Vem da cultura grega e foi aperfeiçoado pelos romanos, os quais se tornaram poderosos por causa disso. O império romano se tornou conhecido como tendo um dos mais poderosos exércitos de todos os tempos. E por quê? Por causa da qualidade de suas armas, entre as quais se destacava a espada. Quando uma espada romana era fabricada, o ferreiro pegava o metal (ferro, bronze, etc.), e o aquecia em alta temperatura, até amolecer e se tornar possível ver todos os seus pontos de fraqueza. Localizados os pontos, a peça era levada à bigorna e muitas marretadas eram dadas para que as moléculas se juntassem e fechassem completamente aquela área fraca. Aí então, a peça era posta na água fria para endurecer novamente. Este processo se repetia várias vezes, até que não fosse visto nenhum ponto vulnerável na peça. Pois bem, este ciclo de fogo, pancadas e água fria, é o que se denominava “tentar”. Ou seja, tentar significa descobrir a fraqueza. E algo bastante interessante neste assunto, é que só depois de não encontrar mais fraquezas, é que o ferreiro colocava o seu nome na espada. 

Compreende agora? Deus permite a tentação pra conhecermos nossa fraqueza e melhorar nosso caráter. Quando o trabalho do tentador tiver terminado, estaremos fortes o suficiente para derrubá-lo, pois o Senhor colocará o Seu Nome em nós.

Hoje é dia de Ceia e a Bíblia diz: examine-se o homem a si mesmo... (ICo 11:28). Nesta Ceia e nas próximas, dê uma olhada pra dentro de si, e veja se não está fugindo das oportunidades que Deus tem ti dado para ser aperfeiçoado em seu caráter. Quem você é quando está sozinho diante das facilidades da internet? Quem você é quando está diante da possibilidade de se apropriar de algo de muito valor, mas que não te pertence e ninguém está vendo? Quem é você quando teus pensamentos te pedem pra julgar seus irmãos e as outras pessoas? Quem é você quando o assunto se refere a seus líderes e irmãos da igreja? Quem é você quando alguém do sexo oposto lhe propõe satisfazer seus apetites, mesmo sendo fora do casamento? Quem é você quando ninguém mais está por perto, e o controle remoto da TV está em suas mãos? Quem é você no trabalho, na escola, na faculdade, na roda de amigos, etc.? Quem é você fora da reunião da igreja?

Se até aqui você não é uma pessoa que o Senhor possa confiar, compreenda que Ele trabalhará até que possa fazê-lo. Sempre vemos os crentes dizendo que não aceitam uma série de coisas como não ter se casado ainda, não ter uma casa ainda, não ter um carro ainda, não ter uma cura ainda, etc. Que tal não aceitar continuar sendo invejoso, mentiroso, incrédulo, falso, adúltero, orgulhoso, prepotente, violento, inventor de males, amante do mundo, idólatra, fofoqueiro, irresponsável, sensual, lascivo, concupiscente, e a lista segue.

E caso já esteja livre destas coisas, aprenda a não murmurar no meio de todos os desafios da vida cristã. Desde que não seja por correção do Senhor; as lutas, provas, aflições, tribulações e tentações fazem parte dessa emocionante caminhada. Deixo aqui algumas referências para a meditação de todos nós.

At 14:22; Rm 5:3-5; 12:12; IICo 11:23-33; 12:7-10; ITs 3:3 e 4; Tg 1:12; IPe 1:6 e 7; 4:12-19.

Prepare-se para os dias difíceis, pois eles são certos. Faça isso por meio da oração, adoração, meditação e leitura da Palavra, crescendo em intimidade com o Senhor. Se assim o fizer, na hora dos testes, receba-os sem desespero e deixe-os fazerem o seu trabalho. No final, Deus receberá a glória e você a vitória.




5 comentários:

  1. Glória a Deus,nos ensina Senhor a sermos exatamente como Tu és ,ensina- nos a despertar para completamos a carreira ainda que dos é melhor estar no Senhor e ser do Senhor do que um dia ouvir do Senhor apartaivos de mim ,pois nunca vos conheci.Sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam e foram criados para o seu propósito fica mais fácil, passar pelos testes nos regozijando no Deus que certamente nos vê em todo o tempo.Aleluia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a deus por conhecer uma familia tao abençoada como vcs sou muito grata por tudo que tens feito.

    ResponderExcluir

Desejamos imensamente que este texto seja usado por Deus para abençoar a vida de todos que o lerem. No entanto, sabemos que podemos ser abençoados mutuamente com comentários edificantes. Se o Espírito Santo te guiar, esteja a vontade para fazê-lo!