sábado, 12 de março de 2016

Boletim Informativo da Igarf / 13 de março /16



PURIFIQUE SUA MENTE
Como ministério e parcela do Corpo de Cristo, temos nossas características próprias para cumprir nossa parte dentro do todo que é realizado pela Igreja. Em nosso caso, especificamente, somos um ministério apostólico, envolvido em salvação, cura e libertação de pessoas, além de batalha espiritual, conquista e transformação de territórios. Se eu fosse o diabo, não perderia tempo em atacar uma obra que opere com este tipo de intenção, pois todas as vezes que frutificar vai significar prejuízo para o reino das trevas. E será que os ataques seriam exclusivos ou diferentes do que já são feitos a outras obras? Provavelmente não, pois diferentemente do nosso Deus, nosso inimigo não é tão criativo. Qual então seria a maneira tradicional de minar as forças de uma obra fiel e leal ao Senhor? Ainda que sejam os mesmos, satanás tem vários ardis e estratagemas para confrontar a Igreja, mas a forma mais eficaz e poderosa é implantar fortalezas na mente dos filhos de Deus que desejam participar da batalha pelas vidas e territórios.
Citamos a mente neste boletim porque em nosso estudo do livro Retorno a Santidade, a primeira categoria de purificação que vamos analisar, são os pecados de pensamento. Muitos destes pecados são recorrentes, parecendo até mesmo invencíveis, causando muito desânimo no coração da pessoa que os comete, pois se entristece por ferir a Deus continuamente. Mas na verdade, existe algo maior na mente deste crente, o qual não tem consciência do poder desta estrutura. Vamos procurar compreender um pouco melhor este assunto.
Pra começar, aconselhamos que peça ao Espírito Santo que o conduza nessa leitura e que esteja desarmado contra qualquer direção de Deus para você. Talvez Ele traga indicações de áreas da vida que estejam sob influências de fortalezas mentais. Se isso acontecer, anote o que for mostrado e procure a liderança Igarf para que possamos orar juntos e destruir esse sistema de pensamento contrário à Palavra.
A primeira coisa a fazer é definir alguns termos envolvidos neste assunto.
Mente: 1.sede e faculdade do pensamento, da reflexão e da lembrança; intelecto; entendimento. 2. sede e faculdade do pensamento moral e espiritual.

Pensamento: 1.Ato, faculdade de pensar 2. Ideia, reflexão, consideração. 3. Intenção. 4. Conceito, opinião.

Argumento: uma razão ou explicação dada para provar ou combater um ponto de vista.

Sofisma: é um argumento que parece correto, mas é enganoso, que leva, ou induz ao erro.

Fortaleza: do ponto de vista natural, é uma construção fortificada para defender um local; um lugar forte. Agora numa linguagem ligada à mente, pode ser definida como um lugar fortemente estruturado, onde os demônios podem ter acesso para realizar e manter planos de destruição.

Dito isso, destacamos a postura do ap Paulo enquanto escreve aos coríntios, tentando defender seu apostolado e ministério. Parece estranho isso pra nós hoje, pois sabemos da grandeza deste servo de Deus. No entanto, naqueles dias, havia uma grande resistência aos ensinos e instruções do apóstolo para aquele povo. Paulo identificou as bases deste confronto, e revela-nos isso por meio do que escreveu:
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo (IICo 10:3-5 NVI).
Assim como os coríntios estavam pecando em rejeitar o apostolado e ministério do ap Paulo, assim podemos permanecer pecando em diversas áreas de nossa vida, por causa de estruturas que estão enraizadas em nossa mente e ainda não conseguimos vencê-las ou nem foram confrontadas.

Considerando que o adversário deseja obter o controle de nossa mente, normalmente ele vai começar a trabalhar para entrar de alguma maneira. A melhor forma que ele tem para isso é lançar pensamentos originados nos próprios planos infernais. Em geral, estes pensamentos estão envoltos em dúvidas sobre verdades bíblicas, o caráter das pessoas, sobre auto-estima, etc. Também suavizam formas disfarçadas de inveja, ciúme, sensualidade, avareza, pornografia, mentira, engano, vício, violência, traição, orgulho, medo, ira, autocomiseração, depressão, etc. Às vezes são pensamentos tão simples e tão pequenos, que jamais imaginaríamos que é o início de um ataque à nossa forma de pensar sobre algo. O inimigo sabe que está lidando com alguém que continuamente é exposto à verdade pela Palavra, por isso se aproxima “de leve”. Ele é paciente para edificar esta obra maligna “tijolo a tijolo”.

Já pensou em qual é o resultado de se aplicar o ajuntamento de vários tijolos? Exatamente, você tem uma parede! Quando não rechaçamos e rejeitamos este tipo de pensamento logo que o percebemos em nossa mente, ele se estabelece, e fica a espera do próximo. Com maestria e perícia, satanás está trabalhando naquele muro de separação que cita o profeta Isaías, nos versos 1e 2, no capítulo 59. Nesse texto Deus está falando com o povo de Deus, e não com os incrédulos. O muro de separação foi construído na vida de pessoas que conheciam ao Senhor. Por isso não pense que ataques na mente não poderão tocá-lo se você é um cristão. A permanência e ajuntamento destes pensamentos vão desenvolvendo os argumentos e sofismas nos quais às vezes inconscientemente, nos apoiamos para justificar uma falta de esforço para não lutarmos contra determinados pecados em nossa vida. Normalmente as pessoas que se encontram nessa situação, reagem resistentemente ao se propor mudanças nas áreas em que estão presas pela mente. Cada vez que são confrontados se vê a mudança no humor, no semblante, na postura física e no tom de vós. Tal pessoa se sente sempre desafiada a provar que está certa.

Por fim, o estágio mais avançado dessa perigosa edificação é a fortaleza. Agora já não temos mais apenas tijolos ou paredes, mas estruturas muito bem engendradas e “quase” intransponíveis. Agora, nenhum homem será capaz de convencer esse cativo mental a abandonar seu desvio doutrinário. Depois que uma fortaleza é estabelecida, somente Deus será capaz de encontrar os alicerces mais profundos do engano, para assim derrubar a fortaleza. O pecado de Davi com Bate Seba nos fornece um bom exemplo (IISm 11:1-27):

Leves pensamentos de que não era necessário ir à guerra vieram a sua mente. Não estando na guerra (que era o seu lugar), qual o problema em dar uma olhadela numa mulher que não era a sua tomando banho? E se ele estava sozinho e o marido da mulher estava na guerra, por que não chamar a mulher e deitar-se com ela? Afinal ele era o rei! Agora vários tijolos estão juntos pra formar a parede.

Quando a mulher diz ao rei que concebeu, provavelmente a consciência de Davi tentou alertá-lo da loucura em que estava, mas ele começa a argumentar e sofismar. Você conhece o texto e sabe que ele realiza uma série de maquinações e ações diabólicas pra encobrir e justificar seus desmandos.

Quando tudo falha, a fortaleza mental já está tão bem estabelecida, que Davi manda matar seu leal combatente a quem traiu. Uma pequena abertura nos pensamentos do suave salmista de Israel, o levou esta cena tão triste. O homem segundo o coração de Deus se apresenta tão diabólico, que é quase irreconhecível. Por quê? Porque algo lhe fazia pensar que o errado estava certo. E o pior é que ele tinha convicção disso. Toda fortaleza produz convicção enganosa.

Graças a Deus que usou o profeta para trazer Davi de volta ao seu equilíbrio. E é interessante observar como Natã precisa fazer todo um enredo numa ilustração, para conseguir desmontar qualquer possibilidade de resistência da fortaleza mental em Davi (IISm 12:1-7). Pelo poder que há na humilhação e no quebrantamento, ele pôde ser perdoado ao voltar a si e se arrepender (IISm 12:8-13). E se por acaso, qualquer um de nós está enfrentando problemas com malignidades em nossa mente, precisamos tomar a mesma atitude. Não devemos pensar que é impossível deixar algum pecado. Fortalezas na mente são lugares realmente fortes, mas não são intransponíveis para o Grande Deus que servimos, o qual nos deu armas poderosas Nele (IICo 10:4).

Assim que tivermos consciência de um pensamento, argumento, sofisma ou fortaleza em nossa mente, devemos correr aos pés da cruz de Cristo. Podemos confessar ao Senhor e também pedir a ajuda de ministros maduros que nos possam ajudar. O sangue de Jesus nos lavará e seremos curados na confissão (Tg 5:16; IJo 1:9). Estando limpos e sarados, é hora de seguir na grande obra que nos responsabilizou o Senhor.


Também em relação à mente poderemos dizer: aí vem o príncipe deste mundo, mas ele nada tem em mim! Aleluia!! 



  


Além de todas as intercessões que já temos feito, de maneira especial neste fim de semana, vamos orar pelo Brasil. Sob a autoridade do CAB (Conselho Apostólico Brasileiro), e também com a Casa Apostólica (Casa liderada pelo Ap Paulo de Tarso, e da qual fazemos parte), faremos parte deste clamor pela nação. Teremos um jejum das 00:00h às 18:00h.

Nesse momento nos reuniremos na calçada em frente ao templo. Esse mesmo ato estará sendo realizado por todas as igrejas que atenderam à convocação do Rei. Queremos pedir pra que você faça um esforço para participar. Chegou a hora da glória de Deus invadir o Brasil, enquanto a Igreja se arrepende e Ele mesmo cura a nossa terra!








2 comentários:

  1. Glória a Deus,pela sua vida Apóstolo
    Deus tem te usado para nós ensinar muito sobre o Reino, Palavra de Deus,verdadeiro evangelho é a única forma de sermos transformados a cada dia. Até alcançarmos a estatura de varão perfeito.Mente sã corpo são.Se nós tivermos mente purificada logo seremos instrumentos de Poder no Reino de Deus.Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus,pela sua vida Apóstolo
    Deus tem te usado para nós ensinar muito sobre o Reino, Palavra de Deus,verdadeiro evangelho é a única forma de sermos transformados a cada dia. Até alcançarmos a estatura de varão perfeito.Mente sã corpo são.Se nós tivermos mente purificada logo seremos instrumentos de Poder no Reino de Deus.Shalom.

    ResponderExcluir

Desejamos imensamente que este texto seja usado por Deus para abençoar a vida de todos que o lerem. No entanto, sabemos que podemos ser abençoados mutuamente com comentários edificantes. Se o Espírito Santo te guiar, esteja a vontade para fazê-lo!